Não é porque estou cansada, que me cansei de ser mãe
- Equipe pololô
- 24 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

A maternidade tem o poder de proporcionar os momentos mais mágicos e emocionantes na vida de uma mulher, mas, nessa mesma intensidade, ela cansa. O cansaço que uma mãe vivencia - de formas diferentes, ao passar do tempo - é incomparável com o cansaço devido outros contextos da vida, porque, junto dele, estão atrelados muitos fatores hormonais e emocionais, jamais experienciados.
Mas, o fato de eu estar cansada, consequentemente, significa que estou cansada de ser mãe? Esse é um questionamento válido, uma vez que as vivências tão turbulentas da maternidade são capazes de confundir sentimentos, intensificar pensamentos disfuncionais e trazer à tona muitas sensações ambivalentes. Quem sabe, podemos ousar a comparar essa situação com aquele tão sonhado trabalho, por exemplo. Você ama seu emprego, trabalhou muito duro para chegar no seu cargo, mas, muitas vezes chega em casa se sentindo cansada e questionando algumas escolhas. Isso quer dizer, necessariamente, que você não gosta mais de trabalhar? (...)
É sim possível estar feliz e triste, ao mesmo tempo, amar os momentos com seu bebê, mas também torcer para que ele durma a maior parte da noite. Afinal, você é um ser humano e merece descanso. E isso também é muito importante: não podemos romantizar o cansaço. Claro, ele é uma realidade, seja na maternidade ou no seu emprego, mas há uma linha muito tênue entre estar cansada e estar esgotada, sempre esteja atenta quanto a isso.
Agora, voltando ao questionamento inicial: “O fato de eu estar cansada, significa que cansei de ser mãe?”. Não. Significa que você, como qualquer outra pessoa, tem suas necessidades e limites. O seu cansaço não anula o amor que você tem pelo seu bebê, muito menos todo esforço dedicado a ele. Com certeza você faz um ótimo trabalho. Então, transforme a pergunta, em uma afirmação: “Não é porque estou cansada, que me cansei de ser mãe!
Um beijo
Equipe pololô
Commentaires